Effectus Júnior

Estudo de Caso – McDonald’s

A história da franquia de sucesso McDonald’s começou na Califórnia em 1937 quando os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome, posteriormente começaram a investir em novos pratos rápidos e incluíram também o hambúrguer no seu cardápio.
Os irmãos McDonald começaram a fazer sucesso na cidade e logo se tornaram os empresários mais ricos da região.
Com a concorrência crescendo as dificuldades com a equipe e com os concorrentes foi deixando o negócio menos rentável e foi aí que eles decidiram fechar os estabelecimentos para fazer uma reforma não só no layout mas sim mudar todo o processo produtivo,de gestão,a forma de trabalho e demitir alguns funcionários para tornar o processo mais rápido para seus clientes. Eles identificaram através de uma análise do ambiente as forças,fraquezas,oportunidades e ameaças do estabelecimento e esse período de maturidade e da definição de objetivos e metas ajudaram a orientar todas as suas ações futuras que o McDonald’s tomou dali em diante.
Depois de 6 meses já eram os líderes do mercado,com todo o sucesso eles recebiam cartas com pedidos para as pessoas montarem o seu próprio McDonald’s,os restaurantes queriam converter suas bandeiras para a empresa e ali eles viram a oportunidade de transformar o negócio em uma rede de franquias e eles fizeram isso para atender toda a demanda que recebiam.
Os irmãos não tinham o perfil de franqueado e sim de vendedores de hambúrgueres e foi aí que surgiu o novo sócio Ray Kroc que acreditava que o modelo de gestão criado era uma revolução para o mercado de fast food;Ray identificou os concorrentes e observou como poderiam fazer melhor a partir daí ele teve quatro ideias:
1ª-Vender uma franquia de cada vez.
2ª- Pensar no melhor para os franqueados e não ficar obcecado pelas comissões
3ª-Crescimento em espiral,para que a rede tenha um crescimento sustentável a longo prazo.
4ª-Saber dizer não para sua rede crescer com solidez.

A partir disso, o negócio começou a crescer e tomar proporções mundiais!

Hoje após 64 anos o McDonald’s Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda.

por
Rafaella Nunes

CONSULTORA