A história da franquia de sucesso McDonald’s começou na Califórnia em 1937 quando os irmãos Dick e Mac McDonald abrem uma barraca de cachorro-quente chamada Airdome, posteriormente começaram a investir em novos pratos rápidos e incluíram também o hambúrguer no seu cardápio.
Os irmãos McDonald começaram a fazer sucesso na cidade e logo se tornaram os empresários mais ricos da região.
Com a concorrência crescendo as dificuldades com a equipe e com os concorrentes foi deixando o negócio menos rentável e foi aí que eles decidiram fechar os estabelecimentos para fazer uma reforma não só no layout mas sim mudar todo o processo produtivo,de gestão,a forma de trabalho e demitir alguns funcionários para tornar o processo mais rápido para seus clientes. Eles identificaram através de uma análise do ambiente as forças,fraquezas,oportunidades e ameaças do estabelecimento e esse período de maturidade e da definição de objetivos e metas ajudaram a orientar todas as suas ações futuras que o McDonald’s tomou dali em diante.
Depois de 6 meses já eram os líderes do mercado,com todo o sucesso eles recebiam cartas com pedidos para as pessoas montarem o seu próprio McDonald’s,os restaurantes queriam converter suas bandeiras para a empresa e ali eles viram a oportunidade de transformar o negócio em uma rede de franquias e eles fizeram isso para atender toda a demanda que recebiam.
Os irmãos não tinham o perfil de franqueado e sim de vendedores de hambúrgueres e foi aí que surgiu o novo sócio Ray Kroc que acreditava que o modelo de gestão criado era uma revolução para o mercado de fast food;Ray identificou os concorrentes e observou como poderiam fazer melhor a partir daí ele teve quatro ideias:
1ª-Vender uma franquia de cada vez.
2ª- Pensar no melhor para os franqueados e não ficar obcecado pelas comissões
3ª-Crescimento em espiral,para que a rede tenha um crescimento sustentável a longo prazo.
4ª-Saber dizer não para sua rede crescer com solidez.
A partir disso, o negócio começou a crescer e tomar proporções mundiais!
Hoje após 64 anos o McDonald’s Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda.
![](https://effectusjr.com.br/wp-content/uploads/2019/06/aqswedfrgt.jpg)
por
Rafaella Nunes
CONSULTORA