Começar o ano definindo quais as próximas metas e objetivos da empresa, se mostra fundamental para que a mesma não se perca em meio a tantos obstáculos durante o ano. Nesse sentido, tendo planos bem definidos e realistas é possível alcançar os resultados esperados com maior facilidade.
Visto isso, dificilmente uma empresa possuirá um negócio bem sucedido com a ausência de um bom planejamento. Nesse viés, o método SMART se mostra uma boa alternativa para quem precisa projetar onde e como que chegar de uma forma mais clara.
De acordo com tal ferramenta, o objetivo deve ser:
– Específico (facilmente entendido por qualquer pessoa);
– Mensurável;
– Atingível (não pode ser algo utópico, pois irá desmotivar a equipe, atrapalhar nos resultados e confundir na hora de escolher quais estratégias devem ser implementadas);
– Relevante;
– Possuir um prazo.
Outro ponto importante é dividir as metas em: pequeno, médio e longo prazo, para que assim seja possível acompanhar o progresso do seu negócio e alterar as estratégias caso se mostre necessário.
Dessa maneira, com um bom planejamento, você estará um passo a frente de seus concorrentes e mais preparado caso haja algum imprevisto , visto que definiu quais são seus objetivos e onde, de que forma , quer chegar.
Logo, na hora de tomar uma decisão será mais fácil de visualizar o melhor caminho e a melhor escolha de acordo com as diretrizes da empresa.
Qual a sua maior dificuldade? Entre em contato com a gente, fale com um dos nossos consultores diretamente, troque experiências, estamos aqui para ajudá-los.
por
Gabriela Reis
CONSULTORA