Você já ouviu falar sobre a FNQ? É a Fundação Nacional da Qualidade, é um centro que reúne informações, estudos e debates na área da gestão, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento das empresas de forma sustentável, cooperativo, competitivo e de valor.
A FNQ, baseia-se no Modelo de Excelência de Gestão (MEG), uma metodologia que avalia e reconhece as ações e práticas de melhor gestão para o empreendimento. Reúne oito critérios resumidos em: Informações e conhecimento; Clientes; Liderança; Sociedade; Pessoas; Estratégia e planos; Processos e Resultados.
Dos temas, a Gestão de Pessoas abrange o item PESSOAS, que é a base de sobrevivência para as empresas. Logo, desenvolver e gerir as partes interessadas, é fundamental para uma excelência no desempenho e crescimento do empreendimento.
Nesse intuito, a Gestão de Pessoas traz impactos significativos nos resultados para organização. Por isso, é imprescindível que as empresas saibam administrar os envolvidos, e obter pessoas motivadas e satisfeitas no seu ambiente de trabalho.
Diante disso, elencamos de forma sucinta, a partir do modelo da FNQ, as subdivisões do modelo ‘’PESSOAS’’ em:
- Sistema de trabalho:
É preciso conhecer os colaboradores, suas competências e habilidades para delegar funções específicas, além de promover a interação, comunicação e autonomia dos funcionários, incentivando-os a estarem conectados com o propósito e valores da empresa, e posteriormente, obter um bom desempenho de suas práticas e atividades. Dessa forma, é de vital importância para as empresas, promover um relacionamento holístico, oportuniza o aumento da produtividade e lucratividade. Outro ponto importante, é que ao atingir metas organizacionais reconhecer através de premiações, elogios, e/ou bonificações, é uma estratégia para manter os colaboradores realizados.
- Capacitação e Desenvolvimento:
É fundamental que os gestores identifiquem as necessidades internas da organização e proporcione condições de treinamento; dar feedbacks, a fim de melhorar comportamentos positivos ou reduzir/eliminar pontos fracos e negativos dos funcionários. Desenvolver pessoas, é uma técnica também de motivação e engajamento, uma oportunidade de melhoria nos processos e andamento da organização, assim como, possibilidade de crescimento dos funcionários e da empresa. Nesse caso, investir na corporação gera benefícios essenciais para evolução pessoal e profissional.
- Qualidade de vida:
É um fato de sucesso para atrair os indivíduos, assim como, estimular e incentivar no surgimento de ideias inovadoras, tem-se a integração da equipe que envolve desde o relacionamento ao ambiente de trabalho. Nesse caso, a valorização das pessoas pelo bem-estar e segurança é importante, para a construção de um ambiente agradável.
Tais dicas causam impactos relevantes para a organização. Então, como anda o seu negócio?
por
Bruna Renata
CONSULTORA