Effectus Júnior

Como Organizar Seu Negócio Internamente

       Ser um bom gestor de empresa não é fácil. Coordenar pessoas, projetos e alcançar objetivos demanda muita organização e uma visão do todo. Mas, com ajuda das ferramentas certas, tocar seu negócio pode ficar bem mais prático e eficiente, ainda mais se ele for iniciante. 

       Então após fazer as primeiras etapas de um Plano de Negócios como Sumário Executivo, Plano de Marketing e todos os outros requisitos para abrir uma empresa, chega a hora em que as coisas começam a andar e é preciso organiza-las. 

       A organização da sua empresa é necessária para que seja possível alocar os recursos da forma mais produtiva possível, englobando, por exemplo, a forma como o gestor irá designar as pessoas dentro da empresa (para que todo o potencial seja aproveitado), divisão de cargos e níveis e até qual a melhor alternativa para o trabalho em conjunto da equipe, entre outras questões. Nesse viés, a estrutura organizacional depende do estilo de cada empresa e como ela opera no mercado.

       Primeiramente é necessário que haja uma boa comunicação interna, para que seu negócio tenha eficiência em produzir e entregar seu produto ou serviço ao mercado no tempo ideal, além do fato que, com uma boa comunicação entre os funcionários, o processo acaba tornando-se mais eficaz. Para isso, a tecnologia traz as seguintes ferramentas que auxiliam os gestores, como por exemplo: o Trello, Asana e Basecamp, que são os mais conhecidos. Particularmente recomendamos o Trello para empresas iniciantes, por ser dinâmico, prático e de fácil manejo e acesso, porém, cada um tem suas vantagens e desvantagens e o ideal é que você teste o que se encaixa melhor em sua empresa, por meio dos planos gratuitos que eles mesmos oferecem. Essas ferramentas auxiliam o corpo da empresa a entender em que parte os projetos estão, o que acaba alertando a cada equipe a hora de agir, além de proporcionar ao gestor uma visão mais ampla de tudo que está acontecendo dentro da organização.

       Ainda, para entender de uma forma mais clara todas as operações que ocorrem dentro da organização e fornecer o melhor produto ou serviço, há a possibilidade da realização de um mapeamento de processos, ferramenta advinda de uma das etapas de um Plano de Negócios, o Plano Operacional. O objetivo é ter um controle maior de todas entradas, saídas, do fluxo de ações que ocorrem internamente e identificar possíveis falhas nos processos e automatiza-los.

       Ter conhecimento sobre tudo que ocorre na sua empresa, desde a primeira etapa de confecção do seu produto ou do primeiro contato com o seu cliente para realizar seu serviço, é uma das maiores vantagens competitivas que se pode ter atualmente, além de demonstrar a sua preocupação com o bem estar de seu negócio. 

A Effectus Júnior possui o serviço de Plano Operacional e está pronta para ajudar você e sua empresa. Agende já uma reunião sem compromisso para mais informações e orçamentos. 

por
Gabriela Reis

CONSULTORA