Effectus Júnior

Como Se Destacar no Mercado e Enfrentar a Concorrência

       Todos os dias inúmeras empresas abrem as portas no Brasil e no mundo. Entretanto, a cada 100 empresas que são abertas no país, 48 encerram suas atividades em no máximo 3 anos. Inúmeras vezes, com ideias fantásticas que, devido a ausência de  planejamento e vantagem competitiva, acabam fechando  por não conseguirem se manter no mercado. Logo, esse post tem o objetivo de mostrar a você, empreendedor, alguns passos básicos para alcançar o sucesso nesse meio que se mostra cada vez mais moderno e cheio de desafios.

       Antes de prosseguir, gostaria de ressaltar que, para ter um negócio bem sucedido é preciso seguir algumas regras. Dentre elas, é necessário  revolucionar a forma como a empresa se relaciona com o cliente e oferece seus produtos ou serviços, visto que, o tratamento é  primordial para garantir clientes fiéis e que se identifiquem com a marca ou com a organização, uma vez que eles são a base para que qualquer tipo de negócio prospere. Sem clientes não há prospecção. Logo, invista em treinamento para seus funcionários e crie valores dentro da sua empresa para que o cliente se sinta o mais bem atendido possível. Agora, aqui vão as regras que separei para ajudar sua organização:

1. Conhecer o consumidor

O primeiro passo para ter sucesso, principalmente com as vendas, é ter conhecimento de para quem você está oferecendo seu produto ou serviço. Um passo simples, mas que muitos ignoram por julgarem terem conhecimento de seu público alvo. No entanto, para conhecer seu cliente é necessário pesquisas que percebam a maneira como eles compram, qual faixa etária mais consomem seu produto, quais as preferências , gostos , necessidades, quanto eles estão dispostos a gastar, dentre outras características dos mesmos. Dessa forma, será possível satisfaze-los de forma mais eficiente.

2. CONHECER SEUS CONCORRENTES

Nessa etapa, é preciso saber quais empresas possuem produtos similares, substitutos e aquelas que podem vir a competir futuramente. Ademais, os concorrentes podem se dividir em dois tipos:

Diretos: são os que possuem o mesmo tipo de produto ou serviço e que competem na mesma magnitude.

Indiretos: são aqueles que vendem produtos ou serviços diferentes, mas que atingem o mesmo público alvo através da estratégia de  substituição e podem , em determinadas circunstâncias, disputar a preferência do consumidor. Como por exemplo: manteiga e margarina, se uma pessoa que tem o costume de comprar manteiga, perceber que o preço aumentou e não quiser compra-la, pode recorrer à manteiga como um bem substituto. 

3. AGREGUE VALOR AO SEU PRODUTO

Visto que existem diversas empresas no mercado oferecendo produtos semelhantes, uma forma eficaz de enfrentar a concorrência é agregar valor ao seu produto. Seja por meio de um bom atendimento ao cliente, a uma entrega em tempo recorde , status ao utilizar o mesmo, entre outros pontos. Para isso, é necessário além de conhecer seu público alvo, compreender quais as dores e necessidades do seu cliente para que assim seja possível vender produtos e serviços úteis para as pessoas , independente do momento em que o país se encontra. Um exemplo bem simples seria quando uma pessoa se encontra na chuva e se depara com um vendedor de guarda-chuvas logo a sua frente, ele está no momento certo, suprindo um desejo/prioridade da pessoa no momento. Logo, com esse exemplo, é possível perceber que ele tem altas chances de vender, visto que é uma carência que o indivíduo está possuindo.

4. POSSUIR UMA BOA ESTRATÉGIA DE MARKETING

O mundo está cada vez mais digitalizado e o marketing se fez primordial em qualquer tipo de negócio. Aliás, o que adianta ter um bom empreendimento e não ser encontrado por seu potencial cliente? Assim sendo, é preciso estudar, por meio de um plano de marketing a melhor estratégia para o seu caso. Hoje em dia existem inúmeras maneiras, como por exemplo: digitais influencers, inbound marketing, a própria propaganda convencional e entre outros meios que devem ser definidos de acordo com o que sua empresa anseia e seu perfil. Logo, tal estratégia deve ser bem pensada e se torna uma grande aliada na hora de se destacar no mercado, além de ajudar na valorização do produto oferecido.

5. CONHEÇA SUA EMPRESA/ ANÁLISE S.W.O.T.

Análise S.W.O.T é uma ferramenta utilizada pelas empresas para definição de estratégias e que ajuda a definir as fraquezas e forças das mesmas, assim sabendo como atacar no comércio. Ainda, ajuda a perceber as ameaças, as  oportunidades e saber responder a elas da forma mais precisa. Como por exemplo, a  entrada de uma nova empresa no mercado: com a análise, é possível saber qual a melhor estratégia para enfrentar a concorrente e até onde sua organização consegue ir e continuar se sobressaindo sem se prejudicar.

6. SER RÁPIDO E INOVAR

Com certeza, estar a frente é uma grande vantagem competitiva , visto que empresas que estão sempre por dentro das novas tendências são as que mais tem se destacado. Sendo assim, preste atenção nas mudanças do mercado e sempre esteja atento as novas tecnologias.

Há varias formas de se inovar, como por exemplo: na forma de se relacionar com o cliente, na organização da sua empresa, tornando-a mais eficiente, na produção do seu produto, na comunicação , no seu pós venda, no formato da loja , investindo em tecnologias, entre outros diversos setores , para que sua empresa se destaque.


 

Seguindo esses passos e colocando-os em prática é possível se destacar e enfrentar a concorrência. Qual a sua maior dificuldade competitiva? Entre em contato com a gente, fale com um dos nossos consultores diretamente, troque experiências, estamos aqui para ajudá-los.

por
Gabriela Reis

CONSULTORA