Effectus Júnior

5 Dicas do que Fazer Após uma Redução de Custos

       Definitivamente pode-se dizer que uma empresa bem sucedida é aquela que está disposta a adotar boas estratégias de redução de custos. O administrador que busca sofrer tais mudanças está fadado ao sucesso, uma vez que esse planejamento estratégico alinha uma sintonia com o mercado e consequentemente, gera um aumento nas vendas. Ao tratar-se de reduzir os custos, são necessárias mudanças reais. Muitas empresas mantêm as mesmas ações, atividades e até mesmo comportamentos antigos, o que acaba gerando resultados negativos, incabível em um mundo de estratégias empresariais e mercado competitivo.

       Com isso, é primordial conhecer e aplicar um plano de redução de custos voltado às inovações do mercado de quem está crescendo ou diminuindo, além de analisar o comportamento dos clientes. Com o planejamento otimizado, o corte de gastos garante à empresa mais recursos, que por sua vez poderão ser utilizados com mais segurança nos investimentos nas vendas e tornando seus produtos/serviços mais inovadores frente a concorrência.

       O grande objetivo de adotar uma excelente estratégia de cortes de gastos, é promover vendas menos custosas e torná-las mais eficazes. Diante disso, será que sua forma de administrar a empresa nos negócios é executada de modo mais eficiente e eficaz? Fazer todo um planejamento estratégico é essencial para analisar e saber aplicar a melhor solução, garantir maior margem do lucro e sem afetar na qualidade das vendas. Nesse sentido, é importante identificar os focos de vendas mais efetivos e buscar promover a capacitação e qualidade na organização.

Apresento 5 dicas para você reduzir os custos e alavancar suas vendas:

1. Capacitação dos funcionários

Podemos observar em algumas empresas a ausência de investir em treinamentos dos seus funcionários. Focando apenas em bater metas, a empresa entrará em declínio das suas vendas, estrutura, comportamento dos funcionários e logo, em todos os processos que envolvem o funcionamento da empresa. Sobretudo, ter uma equipe bem estruturada e qualificada, absolutamente trará resultados significativos e uma ótima rentabilidade para a empresa.

Os vendedores treinados/capacitados são aqueles que vendem o produto certo na hora certa, pois sabem identificar as necessidades do cliente, portanto maximiza-se resultados por haver um tempo para sua qualificação. Além disso, é imprescindível, para um ótimo gestor, observar as novidades de boas práticas mercadológicas para serem aplicadas em seus funcionários.

2. CONHECER SEU CLIENTE (PÚBLICO-ALVO)

Aumentar a taxa de satisfação dos clientes é garantir que ele vire um cliente fidelizado, que irá voltar para ser atendido e ter o que deseja da forma que se sentiram bem desde o primeiro contato na empresa. Então manter um contato, um bom relacionamento, conhecendo-o e agindo com respeito e comprometimento leva ao indivíduo sentir-se confortável e confiante para recomendar a sua marca. É importante identificar como abordar o cliente, buscando um atendimento personalizado para cada um, pois cada um vai ter um necessidade, experiência diferente.

Logo, deve-se investir nos processos de prospecção, na procura por novos clientes, pesquisas de mercado para se conhecer o público e a opinião daqueles que consomem o seu produto/serviço, que além de ser fundamental para o aumento as vendas, garante qualidade no serviço/produto que oferecem.

3. IMPLEMENTAÇÃO DE UM MARKETING EFICIENTE

Um bom relacionamento com o cliente resume-se a possuir um planejamento de marketing eficiente e para isso, a empresa deve-se reinventar e inovar-se a fim de conquistar novos clientes e cliente antigos também (para que fidelizem-se). O plano de marketing é um método mais eficaz ainda de se promover vendas, quando alinhado a uma pesquisa de mercado. Através dela, é possível analisar os comportamentos, desejos, necessidades e todas as características relevantes do público-alvo, além de dar a possibilidade da empresa estudar melhor todo o ambiente externo, identificando todo os cenários necessários para acompanhar as tendências e oportunidades que exercem influência no mercado.

4. AUTOMATIZE PROCESSOS

Para não desperdiçar tempo, investir nas ferramentas adequadas, no momento certo e de forma a satisfazer o cliente, é eficiente e traz agilidade nos processos. Existem uma série de softwares e plataformas que podem auxiliar no acompanhamento, registro de clientes, funções que facilitam o ganho de tempo e melhor qualidade nos serviços/produto prestados.

5. ANALISE SEUS CONCORRENTES

Observar o que está em alta e de que forma o concorrente se comporta no mercado é necessário para elaborar um bom desempenho nas vendas. Estar atento ao que acontece, recolher o máximo de informações possíveis sobre as atividades exercidas de negócios semelhantes e identificar os nichos de mercado mais relevantes para se analisar, entre outros pontos, é munir-se de todas informações que te auxiliam à um bom plano de ação para que você possa obter uma grande vantagem competitiva e atrair mais clientes, sem desperdiçar tempo e altos custos, além de tornar possível expandir e inovar, atualizando-se nas novidades do mercado.

 


Nos dias atuais, os clientes estão cada vez mais exigentes e heterogêneos em seus gostos e desejos. Planejar ações de marketing, onde também envolvem pesquisas de mercado, entre outros pontos tratados anteriormente, é essencial para saber onde aplicar recursos após a redução de custos e direcionar a empresa a atingir seus objetivos, e ainda consertar erros de posição no mercado, estrutura , e qualidade nas vendas dos serviços/produtos ofertados aos clientes.

Para mais informações mais detalhadas, nós da Effectus Júnior, oferecemos nossos serviços para alavancar vendas de modo produtivo e eficiente a sua empresa. Agende já sua reunião! 

por
Bruna Renata

CONSULTORA