Effectus Júnior

Conheça um pouco sobre o que a análise de dados pode fazer pelo seu negócio.

Ao iniciar sua trajetória no mercado, toda pequena empresa encontra diversas dificuldades e com elas centenas de propostas de soluções para melhorar o seu negócio. Uma das maiores dúvidas dos empreendedores de primeira viagem é saber em quais áreas realmente devem ser investidos tais recursos tendo em vista a viabilidade econômica de cada ferramenta e o retorno que ela proporcionará a empresa.

Neste artigo, vamos explorar uma abordagem bastante importante e que pode contribuir para diversos setores de sua empresa, o famigerado e tão mistificado “Business Intelligence”, que em outras palavras, é uma análise de dados que consegue extrair uma imensa quantidade de informações podendo retirar valor dos elementos coletados de maneira muito rápida.

Em um mercado cada vez mais competitivo e inovador restam motivos para que os empresários deixem de se guiar apenas por achismos, intuição ou “felling”, e comecem a olhar com maior atenção para ferramentas mais práticas e assertivas. Neste contexto, a análise de dados tem apresentado excelente desempenho quando o assunto é otimizar processos falhos e alavancar os indicadores das empresas.    

Tratando de forma mais direta, o Business Intelligence (BI) é bastante conhecido como inteligência empresarial visto que seus benefícios abrangem todas as divisões do negócio, contribuindo para setores como o financeiro, operacional, comercial e até mesmo o marketing. Basicamente, o BI é um aglomerado de processos, metodologias, estruturas e tecnologias que transformam determinada quantidade de dados coletados em informações fundamentais para uma melhor gestão.

Esses dados acrescidos de um conjunto de técnicas auxiliam o empresário na tomada de decisões e no acompanhamento dos investimentos da companhia. Outra vantagem do modelo é a facilidade de identificar as possíveis oportunidades e riscos para o negócio.

Benefícios do Business Intelligence (BI)

Sendo assim esta ferramenta visa colaborar para a organização de um bom planejamento estratégico que consiga trazer vantagens competitivas sustentáveis e agregue valor a empresa e os produtos/serviços oferecidos aos clientes. Através de uma maior facilidade de visualização de análises e relatórios você consegue potencializar suas operações de maneira muito mais rápida e com menos custos.

Vamos imaginar que você precise tomar uma decisão que influenciará diretamente no seu orçamento, basta simplesmente abrir a tela do seu computador e os indicadores lhe mostraram as melhores opções para determinada situação. Dessa forma, os rumos de sua empresa passarão a ser guiados estrategicamente.

As ferramentas do BI também auxiliam na interpretação de tendências de consumo e nas mudanças de comportamento de seu público-alvo, facilitando para a empresa nas campanhas de desenvolvimento e lançamentos de produtos/serviços, no crescimento das receitas e na prospecção de clientes e mercados. Quando tratamos de hábitos do público-alvo de sua empresa, o Business Intelligence se torna ainda mais útil quando é possível obter informações como a variação das curvas de consumo, clientes que mais compram, quando compram e quais proporcionam a melhor rentabilidade.

Outra grande vantagem deste processo é a possibilidade de análise em tempo real de diversas informações que podem oferecer suporte a gestão, reduzir os riscos e perdas, auxiliar nas vendas e controlar a entrega de resultados de acordo com o seu negócio.

O Business Intelligence se baseia em três principais pilares, entre eles estão:

Coleta de Dados: É o momento em que todas as informações e dados do negócio são coletados e interpretados. São algumas importantes variáveis como produtividade, reputação, oportunidades, etc.

Análise e classificação: Após a coleta e a interpretação dos dados, eles são classificados em bancos de dados. Para simplificar a análise aos empreendedores, a análise pode ser exibida através de gráficos, fluxogramas e de outras formas visuais, contando com o suporte de plataformas e ferramentas.

Execução e Acompanhamento: Com o estudo das informações já realizadas, os gestores podem tomar suas decisões e acompanhar seus resultados de maneira simples.

Para adotar o Business Intelligence em sua empresa é necessário estar atento há alguns aspectos que impactarão diretamente no desempenho do processo, por exemplo, coletar dados de qualidade e que oferecem certa confiabilidade, eles precisam ser de fácil acesso e possuir um local seguro para que sejam armazenados, criando uma política de dados em seu negócio.

A interpretação desses dados também precisa ser realizada por profissionais ou empresas que tenham uma visão clara dos objetivos para que o processo seja bem executado. Ter definido as forças e fraquezas de seu negócio é imprescindível para traçar um caminho sustentável e com retornos positivos.

Os softwares mais populares de Business Intelligence são Microsoft Power BI, Tableau e Qlik Tech.

Com as ferramentas e o conhecimento necessário para a utilização do Business Intelligence alinhadas, é hora de colocar a mão na massa!


Com um mercado bastante dinâmico, novidades surgem a todo o momento e mudanças se mostram necessárias. A demora em conhecer o melhor caminho para sua empresa pode representar a perda de oportunidades e a incompreensão de ameaças para o seu negócio.

Gostou do artigo apresentado? A Effectus Jr. por meio de nossos serviços de Consultoria Empresarial atua na realização de análises de mercado e planejamento para sua empresa.

por
Matheus Valentin

CONSULTOR